Visa promovoer a cooperação entre o Centro Paula Souza (CPS) e universidades, empresas e centros de pesquisas internacionais. Compreendendemos que a educação pelo futuro deve ser tomada como um processo sem fronteiras, direcionado ao progresso científico e tecnológico.
Além do ganho na vivência do multiculturalismo, o intercâmbio em países estrangeiros proporciona o acesso a conhecimentos tecnológicos diversos, o que leva a formas diversas com as quais um profissional pode atender as novas demandas da globalização.
O programa de intercâmbio pode acontecer por meio do acesso a uma plataforma online ou por meio de viagem internacional, cujo foco pode ser a educação de nível superior, pesquisa acadêmica, ou fins profissionais.
O Intercâmbio Cultural é um Programa do CPS ofertado aos Alunos dos Cursos Técnicos e Tecnológicos do Centro Paula Souza, oferecendo bolsas de um Curso de Imersão de Língua Inglesa ou Espanhola ao(s) melhor(es) aluno(s) de cada unidade. Para participar do processo seletivo é necessário verificar os requisitos no respectivo Edital.
Nem essa página de dúvidas e nem conteúdos de outros meios de informação ou divulgação podem substituir a leitura do edital, que disciplina todo o processo do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.
📌 Os estudantes das Fatecs (modalidade presencial) deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessário para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital.
Não. A bolsa é atribuída ao desempenho acadêmico do estudante de acordo com a Deliberação CEETPS Nº37/2017 e todas as suas atualizações.Assim, não há necessidade de apresentação de certificação em língua estrangeira para participar do Intercâmbio Cultural, visto que tais certificações não são requisitos para a participação desse programa.Tais certificados também não constam dos critérios de pontuação definidos em deliberação, de modo que não possuem valor ou peso no processo de deferimento de inscrições e de classificação dos alunos para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.
Os países de destino do Intercâmbio Cultural são definidos no respectivo edital.
Não. O destino e o período de embarque serão definidos pela Agência Contratada de forma aleatória e não poderá ser alterado em nenhuma circunstância.
Não pode. A montagem dos grupos de embarque e o calendário de participação são definidos de maneira aleatória pela agência organizadora do Intercâmbio Cultural, definida em licitação.
1ª Etapa (Eliminatória): Deferimento ou indeferimento das candidaturas conforme requisitos e procedimentos estabelecidos em edital;
2ª Etapa (classificatória): Classificação dos alunos com candidatura deferida em ordem decrescente pelo Índice de Intercâmbio Final – IIF instituído pela versão mais recente e atualizada da DELIBERAÇÃO CEETEPS – 37, DE 10-08-2017, consideradas todas as atualizações publicadas.
Após essa classificação preliminar haverá o período de interposição de recursos, análise e envio das respectivas respostas dos recursos. Durante esse período os candidatos envolvidos devem aguardar, sem antecipar nenhuma atividade ou gasto financeiro;
3ª Etapa (convocatória): os estudantes selecionados na lista definitiva homologada de classificados e contatados pela ARInter e/ou pela agência Operadora, responsável pelo Intercâmbio. Os alunos deverão apresentar a documentação solicitada, dentro dos prazos estabelecidos. Em caso de não atendimento de envio de documentos dentro dos prazos ou de desistência, o classificado perderá a sua bolsa e ela será destinada à lista reserva de suplentes, conforme critérios descritos em edital. Os suplentes devem aguardar e só devem enviar documentação se forem convocados em virtude de desistências ou eventuais desclassificações.
Em casos de empate, será seguido o critério definido no Anexo I da DELIBERAÇÃO CEETEPS nº 37/2017, consideradas todas as suas atualizações publicadas.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo site de editais abertos da ARInter e exclusivamente utilizando o Sistema ARInter. O sistema é configurado para permitir a inscrição apenas dos alunos que atendam a todos os critérios de inscrição. Outros alunos não terão acesso à inscrição e podem visualizar apenas uma página em branco ou outros editais para os quais eles possam se inscrever.
Apenas alunos que atendam a todos os critérios e requisitos do respectivo edital podem participar do Intercâmbio Cultural.